A ATUAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS NA SEGURANÇA PÚBLICA DE JUSSARA

Adriano Ferreira Luzo Neto

Resumo


O município de Jussara, localizado na região noroeste do estado de Goiás, vive uma situação de calamidade na segurança pública, pois há crescimentoda criminalidade, e os agentes policiais, civis e militares, não possuem mecanismos eficazes para combater a prática delitiva. O Governo Estadual deve manter um aparato policial condizente com o intuito de solucionar o problema criminal, direcionando recursos e equipamentos. A princípio tem-se o aspecto histórico e os dados atuais relacionados à segurança pública brasileira, os quais permitem compreender a insuficiência dos recursos postos à disposição dos entes que compõem a segurança pública. Adiante foram exploradas as peculiaridades relativas à região de Jussara as quais demonstram a relação entre o aumento da criminalidade e a ineficácia dos meios despendidos para a prevenção e repressão dos crimes e contravenções penais por parte das polícias civis e militares. O presente estudo tem o objetivo de expor os principais problemas existentes na prestação da segurança públicano município de Jussara. O caminhotrilhado na presente pesquisa foi o método de pesquisa o dedutivo, através da revisão bibliográfica e da realização de entrevistas.


Texto completo:

Texto completo

Referências


BRASIL, Constituição Federal da República de 1988. Disponível em:. Acesso em: 22 mar. 2017.

BRASIL, Decreto-Lei nº 317, de 13 de março de 1967. Reorganiza as Polícias e os Cargos de Bombeiros Militares dos Estagiados, dos Territórios e do Distrito Federal e dá outras providências. Disponível em:. Acesso em: 28 out. 2017.

BRASIL, Decreto-Lei n° 2.848, de7dedezembro de 1940. Código Penal. Disponível em:. Acesso em: 10 mar. 2017.

BRASIL. Ministério da Justiça. Segurança Pública. Órgãos de segurança. Conceitos básicos. Disponível em:

BRASIL, Ministério da Justiça e Segurança Pública. Conceitos básicos. 2017. Disponível em:. Acesso em: 23 ago. 2017.

BRETAS, Marcos Luiz; ROSEMBERG, André. A história da polícia no Brasil: balanço e perspectivas. Topoi, v. 14, n. 26, jan./jul. 2013, p. 162-173.

BOBBIO, N. Política. In: BOBBIO, N.; MATEUCCI, N.; PASQUINO,G. Dicionário de Política. 12. ed. Brasília: Editora da UNB, 2002.

BOEHM, Camila. Gastos com segurança pública no Brasil são insuficientes. Agencia Brasil. 2016. Disponível em:. Acesso em: 25 mar. 2017.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro,Civilização Brasileira, 2007.

COSTA, Arthur Trindade Maranhão. Entre a lei e a ordem: violência e reforma nasPolícias do Rio de Janeiro e Nova York. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

COTTA, Francis Albert. Matrizes do sistema policial brasileiro. Belo Horizonte: Crisálida, 2012.

DIAS, Reinaldo; MATOS, Fernanda. Políticas públicas: Princípios, propósitos e processos. Editora Atlas, 2015. Disponível em:. Acesso em: 20 mar. 2017.

em:< https://atendimento.ssp.go.gov.br/#/consulta. Acesso em: 28 agosto. 2017.

FACULDADE DE JUSSARA. Manual para elaboração do projeto de pesquisa de artigo científico do curso de direito/faj. Jussara-GO, 2017.

FAORO, R. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 12. ed.SãoPaulo: Globo, 1997.

FARIA, Regina Helena Martins de. Em nome da ordem: a constituição dos aparatos policiais no universo luso-brasileiro (sécs. XVIII-XIX). Tese (doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2007.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário brasileiro de segurança pública. 2016. Disponível em:. Acesso em: 15 mar. 2017.

HOLLOWAY, Thomas H. Polícia no Rio de Janeiro: repressão e resistência numacidade do século XIX. Tradução de Francisco de Castro Azevedo. Rio de Janeiro: FGV,1997.

IBGE. Cidades. Disponível em:. Acesso em: 02 set. 2017.

LEMOS, Nathalia Gama. Um império dos trópicos: a atuação do Intendente Geral de Polícia, Paulo Fernandes Viana, no Império Luso-Brasileiro (1808-1821). Rio de Janeiro: Niterói, 2012.

LIMA, Renato Sérgio de. Segurança pública e violência: o Estado está cumprindo seu papel? São Paulo: Contexto, 2006.

MUNIZ, Jaqueline. A crise de identidade das Polícias Militares brasileiras: dilemas e paradoxo da formação educacional. UFRJ.Security and Defense Studies Review.Vol. 1. 2001.

SANTOS, LuisGonçalvez dos.Memórias para servir à história do reino do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia/São Paulo: Edusp, 1981.

SOUSA, Reginaldo Canuto de; MORAIS, Maria do Socorro Almeida de. Polícia e Sociedade: uma análise da história da segurança pública brasileira. V Jornada Internacional de Políticas Públicas:Maranhão, 2011.

SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS. Atendimento. Goiás, 2017. Disponível em:. Acesso em: 12 set. 2017.

VECCHI, Luiz. A necessidade da municipalização da segurança pública. Rev. Jurídica Consulex – Ano XVIII – n. 411, 2014.

WAISELFISZ, JulioJacobo. Mapa da violência 2016. Flacso Brasil. Disponível em:. Acesso em: 26 ago. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Saber Eletrônico

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia